Enter your keyword

post

Escola de pais

A vida atual exige uma grande disposição para mudança e novidade.

Exige também um constante esforço de rompimento com o passado, com a linguagem, com o conceito e modos com os quais sempre fizermos as coisas.

Mudar é a única certeza estável.

Esses conselhos são do consultor empresarial Luiz de Almeida Marins. Mas podem ser aplicados também em sua vida, pois a vida familiar é uma empresa pequena, com os sócios que são o marido e a esposa e os colaboradores, que são os filhos.

Para ela prosperar, com bons resultados, precisa de união, projetos e comprometimento de todos. Então, procure mudar agora. Para encontrar o caminho de uma vida sempre melhor.

Quando você ouve atentamente as pessoas, você aprende muito.

Em casa, aprenda a ouvir os filhos. Demonstre interesse pelos seus estudos, brincadeiras e conquistas.

Você é o maior herói dos seus filhos e a sua presença na vida deles, com bons exemplos, vão garantir todo o amor e segurança que precisam para ter uma vida saudável, com autonomia e garra para vencer.

O escritor Ruben Alves lembra que devemos exercitar mais a escutatória do que a falatória, porque a própria natureza nos dotou de uma boca e dois ouvidos. Mas só ouvindo mais, em casa, no trabalho ou na vida social é que iremos ser pessoas melhores, mais informadas e sábias.

Precisamos ter flexibilidade.

Quando não temos jogo de cintura, nos tornamos arrogantes, improdutivos e sofredores.

Precisamos ter flexibilidade para vivermos em harmonia. Diz o ditado popular que ninguém é dono da verdade. E é isso mesmo: muitas vezes discutimos sem motivo apenas para que a nossa razão ou a nossa verdade prevaleça.

O melhor que podemos fazer é ouvir com atenção a outra pessoa, seja esposa, marido ou filhos e, se quisermos enriquecer o diálogo, podemos interferir de forma suave e gentil:

– acho legal a sua opinião, mas o que você acha desta outra alternativa? E passa a dar a sua informação.

Lembre-se sempre: o diálogo é uma via de mão dupla. E seja flexível.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.