Tableau abre inscrições para o Pronatec

Colégio Tableau Sorocaba abrirá vagas para quatro cursos técnicos gratuitos: Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Estética, Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho.  As formações são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

São 320 vagas disponíveis, 80 para cada um dos cursos, todas no período noturno.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já registrou o número de 4,6 milhões de pessoas que foram beneficiadas pelo programa, em mais de 3.200 cidades e munícipios de todo o Brasil. A meta de investimento do governo no programa é de R$14 bilhões até o final de 2014, para chegar à marca de oito milhões de alunos matriculados em cursos técnicos profissionalizantes. Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de todo o país, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, ampliando a oferta de cursos técnicos.

O Pronatec tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica, através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados. Uma excelente oportunidade para iniciar a carreira no mercado de trabalho, o Pronatec visa o seu crescimento profissional.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Qualquer brasileiro com ensino médio completo pode se inscrever para a Bolsa-Formação, porém, em linhas gerais (e se houver concorrência de mais de um candidato por vaga), o PRONATEC dará prioridade para alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Obs.: o ENEM será utilizado como critério de classificação dos alunos para a 1ª e 2ª chamadas do SISUTEC para a Bolsa-Formação. Entretanto, para vagas remanescentes não será obrigatório.

O QUE É BOLSA FORMAÇÃO?

Criada pelo Pronatec é um benefício do Governo Federal que oferece vagas gratuitas de cursos técnicos (presenciais e com duração mínima de 800 horas) para pessoas que já concluíram o ensino médio, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino.

QUAL A DURAÇÃO DOS CURSOS NO COLÉGIO TABLEAU?

Os cursos técnicos que o Colégio Tableau Sorocaba ministrará têm carga horária de 1200 horas e capacitam profissionais para atuar na área de formação, com diploma válido em todo o território nacional.

INSCRIÇÕES E A CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA

Com a escolha do curso definida, o candidato verifica a disponibilidade da vaga, inscreve-se e depois realiza a matrícula no local indicado na hora do preenchimento do cadastro. Neste momento é a hora de apresentar os documentos exigidos pelo Pronatec: comprovante de residência, título eleitoral e comprovante de votação, carteira de trabalho, CPF, RG, certidão de casamento ou de nascimento, foto recente 3×4 e os certificados de conclusão do ensino médio junto ao histórico escolar. Foram ofertadas, nesta primeira edição do Sisutec 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Para se inscrever no Pronatec 2014, acesse o site: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/escolha o estado, cidade e o nível de escolaridade, para ver os cursos pronatec disponíveis para você!

CALENDÁRIO

Inscrições dos candidatos: de 17 de março a 21 de março

Resultado da 1ª Chamada: 25 de março

Matrícula dos Selecionados (1ª Chamada): de  26 de março a 28 de março

Resultado da 2ª. Chamada: 1 de abril

Matrícula dos Selecionados (2ª Chamada): de  2 de abril a 4 de abril

Inscrições On-line para vagas remanescentes:  7 de abril a 13 de abril

Início das Aulas: 5 de maio

Add your review

Your email address will not be published.